Imagine que você está fazendo um check-up de rotina e, ao analisar os resultados de um exame de imagem, seu médico menciona algo chamado “hemangioma na coluna”. Antes que você se preocupe, na maioria das vezes, não é motivo para alarme.
O Que é um Hemangioma na Coluna?
Um hemangioma na coluna é um tumor benigno, ou seja, não canceroso, que se forma a partir de um aglomerado de vasos sanguíneos na coluna vertebral. Pense nele como uma pequena “mancha de nascença” dentro do osso. A maioria das pessoas nem sabe que tem um, pois esses tumores raramente causam sintomas ou problemas.

Qual é a causa do hemangioma na coluna?
A causa exata dos hemangiomas na coluna ainda é um mistério para a medicina. Acredita-se que possam ser malformações congênitas, ou seja, presentes desde o nascimento. Eles são bastante comuns, afetando cerca de 10% da população mundial, e são mais frequentemente identificados em mulheres e em pessoas com mais de 50 anos.
Sintomas e Diagnóstico
Na maioria dos casos, os hemangiomas na coluna são descobertos por acaso, durante exames de imagem realizados por outros motivos. Menos de 5% das pessoas com hemangiomas apresentam sintomas. Um estudo recente publicado no Journal of Orthopaedic Surgery and Research destacou que, em casos mais agressivos, os hemangiomas podem causar compressão da medula espinhal, especialmente na coluna torácica. Isso pode levar a sintomas neurológicos mais graves, como déficits focais.
Se você sentir algum desses sintomas, é importante consultar um médico para determinar se o hemangioma é a causa e se algum tratamento é necessário.
Tratamento e Prognóstico
A boa notícia é que a maioria dos hemangiomas não requer tratamento. Quando os sintomas estão presentes, existem várias opções, desde a observação cuidadosa até procedimentos como a cimentação vertebral, que ajuda a estabilizar a coluna. Em casos muito raros, pode ser necessária uma cirurgia.
Conclusão
Se você ou alguém que você conhece foi diagnosticado com um hemangioma na coluna, lembre-se de que, na maioria das vezes, não há motivo para preocupação. Com acompanhamento médico adequado, é possível viver uma vida plena e saudável. E, claro, se tiver dúvidas ou preocupações, não hesite em conversar com seu médico para obter mais informações e tranquilidade.
Espero que este guia tenha ajudado a esclarecer o que é um hemangioma na coluna e como ele pode ser gerenciado. Fique à vontade para compartilhar este artigo com amigos e familiares que possam se beneficiar dessas informações!
Kato K, Teferi N, Challa M, Eschbacher K, Yamaguchi S. Vertebral hemangiomas: a review on diagnosis and management. J Orthop Surg Res. 2024 May 24;19(1):310. doi: 10.1186/s13018-024-04799-5. PMID: 38789994; PMCID: PMC11127296.