foto endoscopia da coluna

Vantagens da Endoscopia da Coluna

A endoscopia da coluna é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, que permite visualizar, através de um endoscópio (um pequeno tubo de metal com uma câmera e luz na extremidade), o local exato e preciso da doença.

O endoscópio também fornece a visualização direta através de imagens de vídeo ampliadas, bem como uma passagem para os instrumentos cirúrgicos, para que os músculos do paciente não precisem ser rompidos ou cortados, causando dano mínimo ao tecido ósseo e muscular.

A endoscopia da coluna é uma técnica cirúrgica altamente especializada e demanda uma curva de aprendizado longa aos cirurgiões de coluna.

Realizo rotineiramente a endoscopia da coluna vertebral desde 2013. Desde 2016 instruo cirurgiões ortopedistas e neurocirurgiões em todo o Brasil, auxiliando na disseminação do conhecimento e popularização desta elegante técnica.

Esse tipo de procedimento é indicado para o tratamento de diversas patologias compressivas da coluna vertebral, quando há necessidade de intervenção cirúrgica e oferece uma série de benefícios ao paciente quando comparada aos procedimentos tradicionais abertos.

O tratamento cirúrgico deve ser o último recurso, mas nunca postergado.

Como ocorre o procedimento?

Neste procedimento são utilizados endoscópicos associados a câmeras. Por meio deles o cirurgião de coluna consegue acessar a lesão e removê-la, , além de descomprimir a região, causando um dano mínimo nas estruturas da coluna e na musculatura.  A incisão normalmente necessita de 1 ponto para o fechamento da pele e um pequeno curativo. Com relação a anestesia, pode ser local associada à sedação ou a anestesia geral e, normalmente, o paciente pode receber alta no mesmo dia.

Quais as vantagens da endoscopia de coluna?

A endoscopia da coluna quando comparada aos procedimentos tradicionais abertos, oferece aos pacientes muitos benefícios e vantagens, tais como:

  • Mínima lesão e danos de tecidos moles como a pele, músculo e ligamentos;
  • Pode ser realizada com anestesia local e sedação, não necessita de anestesia geral como na cirurgia tradicional;
  • Mínima perda de sangue;
  • Menor desconforto e dor pós-operatório;
  • Permite que muitos pacientes possam ir pra casa no mesmo dia do procedimento;
  • Não causa instabilidade da coluna, evitando assim a artrodese e uso de parafusos;
  • Baixa taxa de infecção;
  • Recuperação curta e retorno rápido ao trabalho

A endoscopia da coluna é uma técnica cirúrgica altamente especializada e demanda uma curva de aprendizado longa aos cirurgiões de coluna. Há poucos cirurgiões executam essa técnica com regularidade para serem considerados proficientes. A cirurgia endoscópica da coluna não é adequada para casos de instabilidade vertebral clara.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Agende agora a sua consulta com o Dr. Juliano Rodrigues

IOT

VITÓRIA APART
HOSPITAL

Boa Vista II
Serra / ES

clínica ortopédica camburi

Clínica ortopédica camburi

Jardim da Penha
Vitória / ES

consultório

centro médico
Coqueiral

Itaparica
Vila Velha / ES

💬 Precisa de ajuda?